Depois de caminhar entre as rochas dos lagos Arenzano, há o desejo de visitar os lagos de Alpicella também inserido no Parque Beigua.

Partimos de ônibus de Varazze cedo, maravilhados com a vitalidade que já anima o lugar, entre os turistas que saem do hotel e os moradores que se cumprimentam amigavelmente, voltando para suas casas depois de suas compras diárias.

Os caminhos tortuosos levam a San Donato, Parasio e depois Pero, após o que chegamos ao nosso destino, no final de meia hora. Descemos em uma praça espaçosa com um memorial de guerra no centro e nas laterais duas ou três pequenas lojas, entre as quais se destacam a Trattoria "Ai cacciatori" e o restaurante "Baccere bacciccia"; uma espécie de palco que hospeda a vida da aldeia, mesmo em seus famosos festivais, que são o corolário das procissões solenes com as multidões lotadas na igreja vizinha.

Próximo a este último, há o pequeno museu de Alpicella com descobertas do período neolítico, infelizmente quase sempre fechado, ao contrário do vizinho Cimiterino, que pode ser visitado movendo-se o ferrolho sobre o grande portão.

Você vai além de um atalho neste lugar de silêncio, para avançar por uma estrada que leva às escavações arqueológicas, observando a aldeia agarrada à colina que parece piscar como se reivindicar sua própria identidade digna em direção à superfície marinha cintilante que pode ser vislumbrada à distância.

Nós caminhamos por cerca de vinte minutos no meio de uma densa vegetação não cultivada antes de percebermos que chegamos a grandes poças de água formadas como resultado de uma cachoeira que desce de uma espécie de parede com alguns buracos.

Começamos a andar sobre os saxões que ficam no meio da água prestando muita atenção aos suportes um tanto escorregadios e fazendo de nosso olhar todas as sugestões que aquele trecho de ambiente incontaminado oferece: da esparsa borboleta que voa à pequena florzinha que sobrevive entre as rochas .

A luz do sol irradia de maneira anômala o que nos rodeia quase como se estivéssemos imersos na sonolência de um sonho fantástico. Mesmo que eu estivesse com medo de me catapultar das grandes rochas, eu vaguei em tirar fotos com meu celular para chegar o mais longe possível a essência mágica que paira entre samambaias e plantas aquáticas gigantescas.

Sento-me em algumas pedras e observo de cima do rio lento que flui sob meus pés até onde os olhos podem ver, sentindo o que os aventureiros sentiam entre as florestas intrincadas, longe do mundo e da vida pulsante.

Vemos aparecer em um caminho colocado no topo de um indivíduo a quem pedimos informações sobre outras peculiaridades a ser circunspecto; ele diz que mora na única casa no final da rua, não muito longe, e nos conta sobre uma ponte sarracena.

Galvanizados pela presença deste novo destino, vamos além, embora deixando relutantemente a localização dos belos lagos. Enquanto continuamos a nos perguntar como podemos decidir viver em lugares remotos, nas fronteiras entre a identidade humana e animal, vemos uma espécie de arco de pedra com vista para uma descida com uma capela votiva e uma grande cruz de metal enferrujada, deitada como uma querendo acompanhar o viajante à "ponte da vida".

Outra questão que nos surge espontaneamente é como os antigos poderiam construir esses edifícios de uma maneira simples, mas tão extraordinariamente durável. Satisfeitos com essa nova descoberta, nos dirigimos para a mata para observar o chamado "abrigo da rocha", uma área em que os restos do Neolítico foram encontrados e que apresenta um andaime de madeira para levar o visitante a observar essas cavernas naturais que serviram de baluarte a vida pré-histórica.

Alguns painéis fornecem explicações sobre o que foi encontrado aqui.

Apenas o suficiente para retomar a jornada entre grandes castanheiras e casas desabitadas e ressurgir na praça queimada pelo calor escaldante onde alguns negros, talvez refugiados, esperam como nós, que o ônibus nos leve de volta à vida frenética do famoso balneário a partir do qual nós partimos. Levará algum tempo até percebermos que o que observamos nas alturas de Alpicella era realmente verdade, fazendo ressurgir as imagens daquele ambiente extraordinariamente surreal na fronteira com o mundo pré-histórico.

Blogs Relacionados:

Dietas de desintoxicação | Dietas depurativas

Vinho quente com baixo teor de carboidratos

Maneira de dormir: é uma arte moribunda na medicina?

Faça o bem e fale sobre isso: o porquê, onde e como da filantropia

Ferramenta de palavra-chave de Bing: como usar essa alternativa eficiente de custos