Copacabana, Bolívia
de Copacabana Eu mantive uma lembrança agradável. Foi em 2011 quando pela primeira vez eu estava me preparando para entrar Bolívia. Então eu decidi passar mais dias, decidindo me mudar daqui para visitar a Isla del Sol, uma ilha encantadora no Lago Titicaca. Eu tive a oportunidade de conhecer a cidade completamente antes de ir para La Paz.
Na ocasião do meu projeto "#GreenRoutes. Em todo o mundo dos parques nacionais"uma nova possibilidade se abriu para mim, ainda que curta, durante minha transferência para o Peru. Rota reversa então. A partir da cidade de Oruro havia duas opções: parar em La Paz ou chegar ainda mais perto da fronteira, parando em Copacabana. Com apenas uma noite disponível eu sinceramente não queria me imergir no ritmo frenético da cidade Pacena e me limitei a alcançá-lo para mudar os meios. Em vez disso, considerei Copacabana o destino ideal para descansar uma noite. Pequeno, próximo e acima de tudo um dos destinos mais evocativos do país, graças à sua localização. Claramente, o descanso era para dizer. Embora com algumas horas livres, aproveitei meu tempo livre para ir a um dos lugares que curti muito durante minha primeira experiência boliviana, mas falarei sobre isso depois.
Para os não iniciados, Copacabana é uma cidade animada, situada na margem sul do Lago Titicaca. Naturalmente, a sua localização ajuda a tornar este centro habitado um pouco turístico, mas as suas estradas panorâmicas e pequenas praças bem cuidadas fazem dele um destino agradável para visitar sem rumo. Além disso, a imponente Catedral tem sido durante séculos um destino para peregrinações religiosas e ainda hoje fiestas Continuam sempre a atrair muitos peregrinos nacionais e não nacionais.
Copacabana, Basílica da Virgem da Candelária

De La Paz a Copacabana

Uma vez chegado La Paz o primeiro ônibus disponível foi o do Compañía Manco Kapac, saindo às 13 para Copacabana. Duração estimada da viagem: pouco mais de três horas. Eu paguei o bilhete 25 BOB, mas só no caminho percebi que no cupom havia um preço diferente, 12 BOB. O conselho é, portanto, sempre verificar todos os documentos no momento do pagamento. Com alguns minutos de atraso, saí, juntamente com alguns outros turistas, do principal terminal terrestre de La Paz, localizado na Avenida Peru. Em suma, chegamos El Alto, o subúrbio adjacente popular. Subindo eu tenho que admitir que a visão de La Paz do topo é sempre impressionante. Esta metrópole se desenvolve de fato dentro de uma bacia, dentro da qual, na parte inferior, há a parte mais rica, com altos arranha-céus brancos. Por toda a parte, os bairros populares, com casas mais ou menos baixas, com a inconfundível cor laranja dos tijolos. El Alto é caótico, ocupado. A coisa mais óbvia é que não há espaços verdes. Uma vez fora da cidade, fomos surpreendidos por uma forte chuva de chuva e granizo, que em alguns lugares suavizou ligeiramente a paisagem. No horizonte, eles fazem a aparência de picos branqueados, pouco antes de finalmente Lago Titicaca e passar numerosos trabalhos em andamento. Em seu ponto mais baixo, essa bacia, considerada o lago navegável mais alto do mundo, cria Tiquina estreito. A estrada pára e você precisa sair do ônibus momentaneamente. Embarcamos em um barco a motor (todos foram renovados em comparação com alguns anos atrás) enquanto o ônibus, para chegar à outra margem, era colocado em uma barcaça lenta. Todo o processo durou cerca de meia hora. A partir daqui a estrada sobe oferecendo vistas esplêndidas do Titicaca azul e as montanhas verdes circundantes. Mais longe, em direção ao horizonte, os picos dos Andes refletem sua neve. Em Copacabana os ônibus param na central Plaza 2 de Febrero.
Estreito de Tiquina

Meu retorno a Copacabana

Chegando em Copacabana à tarde, meu maior desejo era imediatamente chegar ao Cerro Calvario ao pôr do sol. Como já antecipado, foi essa colina panorâmica para me dar as melhores lembranças da cidade. Em 2011 o céu me deu um dos mais bonitos da minha vida. Lembro-me de que, à distância, fortes tempestades se enfureciam enquanto o sol se tornava um espaço entre nuvens baixas, queimando progressivamente toda a paisagem. Havia poucos de nós assistindo esse show. Além de mim, Chris, um canadense que conheci, um cachorro e alguns peregrinos decididos a acender algumas velas em favor da Virgem. Antes de subir novamente eu queria visitar o cemitério da pequena cidade na entrada da cidade e tive a oportunidade de tirar algumas fotos Plaza 2 de Febrero e para o Basílica da Virgem da Candelária, sem dúvida, o mais belo edifício da cidade, com os seus azulejos mudéjares e coloridos e mudéjar.
Copacabana, cemitério
Ao contrário de 2011, em que eu tinha seguido um caminho alternativo, desta vez eu decidi chegar ao topo do Cerro Calvário através do caminho que, começando perto da igreja (Capilla del Señor da Cruz de Colquepata) no final da Calle Destacamento, sobe inexoravelmente pelas 14 estações da Via Crucis. Uma caminhada de pouco mais de meia hora é o suficiente, mas a inclinação e a altitude, e o consequente esforço, tornam a escalada uma verdadeira provação. Eu tenho que ser honesto, desta vez o Cerro Calvario acabou sendo em parte decepcionante. A paisagem, sobre a cidade e sobre o Lago Titicaca, permanece extraordinariamente bonita, mas eu achei o lugar, bem como cheio de pessoas, muito sujo. Uma pena. Há sempre peregrinos que sobem ao topo para acender velas em honra da Virgem, mas devo admitir que com todas estas pessoas o Cerro Calvário perdeu muito em termos de atmosfera. Infelizmente, mesmo o pôr do sol não era como o admirado anos antes, devido às nuvens à distância. No entanto, ao pôr do sol, as luzes ilumina Copacabana e a cidade vista de cima é extraordinariamente bela.
Copacabana, vista do Cerro Calvário
À noite, pensei em participar de um evento particular dentro do Palazzetto Municipale. Atraído pelas muitas pessoas presentes, comprei uma passagem para a eleição de Cholita do ano. Através de músicas e danças, as mulheres locais realizaram um concurso festivo que elegeu a menina com maior postura. Para os não iniciados, os cholitas são um dos símbolos da Bolívia: eles personificam o sentimento nacionalista e, com longas tranças, continuam a vestir as coloridas e tradicionais roupas aymaras, típicas da população indígena que vive nos altiplanos andinos.
Copacabana, competição de cholitas

Onde comer mais barato em Copacabana

Restaurantes em Copacabana abundam, especialmente ao longo do 6 de Agosto. Se você planeja comer sem gastar muito em algumas instalações locais, especialmente ao redor do Comedor Econômico, ofereça refeições em cardápio fixo. O próprio Comedor oferece uma opção viável. Aqui eu tentei o prato típico da cidade, o trucha criolla, truta serviu quase em toda parte, um pouco em todos os molhos.
Copacabana, mercado

Onde dormir em Copacabana

Quando cheguei em Copacabana, para procurar um quarto disponível, fui imediatamente para oHostal Sonia, não muito longe da Plaza 2 de Febrero. Nesta estrutura eu também tinha ficado em 2011. Na época eu paguei cerca de 5 euros por um quarto duplo para uso individual, com banheiro privativo. Agora os preços subiram (eu paguei duas vezes), mas os serviços também melhoraram. Há wi-fi, café da manhã é em estilo buffet e os quartos permaneceram confortáveis ​​e limpos. Agora é meu hotel favorito na cidade.

Reserve seu hotel em Copacabana, Bolívia

Sites Relacionados:

Dietas depurativas | Dietas detox

Como crescer os 8 grupos de músculos mais obstinados

Como viver uma vida saudável sem uma vesícula biliar funcional

Então você se liberta como prestador de serviços da armadilha do tempo contra o dinheiro